No dia 9 do mês de fevereiro, a Faculdade de Arquitetura acolheu a primeira edição do Dia Aberto da Federação Académica de Lisboa.
Esta iniciativa teve o intuito de reunir com os vários pelouros de forma a todos os associados poderem partilhar e discutir as atividades a organizar durante o seu mandato.
A discussão em cada pelouro teve como objetivo a aproximação da Federação para com as AE’s, procurando refletir essa mesma aproximação no seu Plano de Atividades para este novo mandato, o qual será apresentado na próxima semana em Assembleia-Geral da FAL.
Um dos assuntos discutidos durante o dia foi o tratamento da informação recolhida dos inquéritos pedagógicos em todas as Faculdades dos associados e quais as problemáticas que estes podem refletir. Ao nível do pelouro de Politica Educativa, a AEFA procurou saber como funciona o sistema nas outras faculdades e qual será o papel da FAL a nível da academia e a sua ajuda/colaboração para que estes inquéritos reflitam a realidade das escolas.
Ao longo do dia, foram discutidas uma panóplia de ideias:
● Campanhas e formações ligadas á saúde, no âmbito da responsabilidade social, à disposição de todos os estudantes;
● Formações e workshops ligados ao empreendorismo e liderança de forma a termos dirigentes associativos muito mais capacitados/informados procurando sempre atingir melhores objectivos dentro de cada AE.
● A nível do desporto foram procuradas soluções de dinamização das actividades para a comunidade estudantil e também foi discutido a falta de um estatuto Estudante/Atleta e quais os pontos fulcrais para a criação do mesmo e ainda a possível criação de equipas conjuntas.
● Acerca da recreação, foram discutidas soluções para a optimização dos eventos e quais as melhores opções para continuar a inovar e a melhorar.
● Quanto ao pelouro do cultural, partilhou-se o tipo de actividades que eram programadas em cada AE, para na eventualidade, criar eventos conjuntos entre as várias faculdades e a própria FAL.
● Na reunião referente ao pelouro de comunicação e imagem falou-se da divulgação da Federação junto de toda a comunidade estudantil e qual a melhor maneira de conseguir esta aproximação.
Como associados da FAL, a AEFA considera este tipo de iniciativas uma mais valia para a associação de estudantes e para toda a comunidade estudantil. Só assim, com comunicação e partilha entre associados, podemos continuar a crescer.