O Dia Nacional do Estudante, comemorado anualmente no dia 24 de março, celebra este ano 60 anos desde a sua promulgação.
Pretende-se relembrar neste evento as dificuldades e obstáculos que os estudantes enfrentaram nas décadas anteriores à sua promulgação, nomeadamente a crise académica vivida a nível nacional.
Celebrado pelo movimento estudantil nacional, afirma-se como um dia de luta e de homenagem, bem como de apelo à participação e mobilização dos Estudantes, um pilar fundamental da sociedade, em defesa de um novo modelo de ensino, ajustado naturalmente às necessidades da atualidade.
A Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, em conjunto com a Federação Académica de Lisboa, organizou duas conversas informais no sentido de comemorar os 60 anos deste dia tão importante para os Estudantes do Ensino Superior.
O evento decorrerá esta 5ª feira, dia 24 de março, na Faculdade de Arquitetura na Universidade de Lisboa.
Da parte da manhã, pelas 10h, iremos contar com a presença do Arquiteto João Santa-Rita, ex-Bastonário da OA e dos Docentes da FA, Miguel Baptista-Bastos e Pedro Janeiro. Esta conversa terá como temática “A memória das Crises Académicas”, relembrando a importância deste dia e de que modo o mesmo influenciou a vida estudantil nos últimos 60 anos.
Da parte da tarde, pelas 14h30, contamos com a presença do Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Dr. Luís Ferreira, João Machado, Presidente da FAL e da Dra. Olga Cunha, representante da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior (RESAPES). Esta conversa, por sua vez, item como tema "Desafios de hoje e do amanhã" e irá focar-se numa reflexão sobre as novas adversidades e desafios a que os estudantes estão sujeitos atualmente, e em possíveis estratégias a implementar no futuro para melhorarmos as condições do Ensino Superior.
Deixamos o convite a toda a comunidade académica.
Contamos com a presença de todos.