All for Joomla All for Webmasters

NOTÍCIAS

Vamos falar de... Ansiedade

No dia 31 de janeiro, decorreu uma conversa com duas psicólogas, transmitida em direto na rede social Instagram, no âmbito da ansiedade relativa aos exames e ao confinamento social.

Vamos falar de... Ansiedade” foi um segmento desenvolvido pelo Departamento de Desporto e Bem-Estar, de modo a proporcionar um momento de esclarecimento e contacto entre os alunos da FA e profissionais de saúde, na área da Psicologia.

A situação de retorno ao confinamento social e a proximidade à época de exames faz com que muitos alunos sintam uma sensação de pressão e de incerteza que, infelizmente, resulta em ansiedade. Apesar de ser um sentimento resultante de muitas situações, este é agravado pelas circunstâncias anteriormente mencionadas.

Deste modo, no passado dia 31 de janeiro, ocorreu uma conversa com duas psicólogas — Dra. Rita Pereira e Dra. Joana de Almeida —, transmitida em direto na rede social Instagram, no âmbito da ansiedade relativa aos exames e ao confinamento social em vigor. Esta conversa teve como objetivo a compreensão, a identificação e, principalmente, a descoberta de métodos para enfrentarmos este bloqueador – a ansiedade. Como mediadora deste diálogo informativo, esteve presente a Coordenadora do Departamento de Desporto e Bem-Estar da AEFA, Carina Coelho.

Iniciando-se pela temática da ansiedade derivada da época de exames, com a Dra. Rita Pereira, reconheceu-se que, em primeira instância, é essencial identificar que nos encontramos ansiosos e procurar enumerar os motivos dessa ansiedade. Em seguida, questionarmo-nos “os meus pensamentos são realistas?”, pois na sua maioria os pensamentos que possuímos nestas ocasiões não são fiéis à realidade, sendo apenas medos irrealistas. Deste modo, para além de nos focarmos em cenários mais positivos, devemos criar cenários mentais que respondam à razão e, por consequência, que sejam pensamentos mais realistas de acordo com a situação em questão.

Seguiu-se a Dra. Joana de Almeida, que falou da ansiedade derivada do confinamento social, situação esta que devemos reconhecer que não conseguimos controlar, mas que conseguimos controlar as nossas atitudes/reações perante as circunstâncias. Posto isto, para precavermos e/ou controlarmos o facto de passarmos os dias em casa, é imperativo que se mantenham as rotinas (ex.: acordar, vestir, trabalhar em horários, etc.), bem como definir espaços de trabalho e de lazer — aumentando o desempenho em período de trabalho e de descanso em período de lazer. Contudo, para além do espaço físico é essencial gerir o tempo, sendo que é de extrema importância efetuar pausas, para que os momentos de trabalho sejam mais produtivos.

Concluindo, é importante realçar que existe sempre uma solução possível, mesmo quando a ansiedade nos diz que não. Para além disso, é igualmente importante assegurar um ambiente saudável e confortável ao nosso redor, que seja adjuvante nestes momentos, como por exemplo, manter-se um contacto seguro com os familiares e amigos.

Ambas as conversas estão disponíveis na plataforma Instagram da AEFA, permitindo a sua visualização para quem não teve oportunidade de assistir e/ou para quem queira rever

 

1
2
9
5
3
4
8
12
18
 
_________________________
 
FACULDADE DE ARQUITECTURA
UNIVERSIDADE DE LISBOA
SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL
ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO
 
_________________________
 
PLATAFORMA DE SÓCIOS
GESTOR DOCUMENTAL
SITE AEFA ANTERIOR
 
_________________________
 
MORADA
Rua Sá Nogueira,
Pólo Universitário da Ajuda
1349-055 LISBOA
TELEFONE/FAX
211 450 070/1
EMAIL
geral [at] aefa.pt
 
___________________________
 
APOIO AO ALUNO
FACULDADE DE ARQUITECTURA
NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES
OFERTA FORMATIVA
DOCUMENTAÇÃO
 
UNIVERSIDADE
NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES
DOCUMENTAÇÃO
 
POLÍTICA EDUCATIVA
NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES
POSIÇÕES POLÍTICAS
 
LEGISLAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
GERAL NACIONAL
 
___________________________
 
CONTACTOS