LICENCIATURAS

O curso de Licenciatura em Design visa a formação estruturada e consistente de licenciados em Design, assente num plano de estudos centrado no Projeto que comporta um conjunto integrado de unidades curriculares. São objetivos do curso proporcionar uma abrangência de conhecimentos fundamentais na área do Design e uma “cultura do fazer” adequadas quer ao prosseguimento de estudos de especialização nas áreas do Design de Produtos e Serviços e do Design de Comunicação, quer a uma prática profissional eficaz e de qualidade.
O Designer licenciado pela Faculdade de Arquitetura será um profissional do projeto que domina os métodos da investigação, representação e comunicação, e que coloca os seus conhecimentos e a sua imaginação criativa ao serviço da identificação e da resolução de problemas.

O primeiro ciclo de estudos em Design de Moda caracteriza-se por uma abordagem pragmática de um espectro alargado de conteúdos teóricopráticos que procuram responder aos desafios e às necessidades atuais dos diversos territórios profissionais relacionados com a indústria de moda.
Ao longo de 3 anos curriculares, a interdisciplinaridade dos conteúdos programáticos apoia-se em “chapéus de chuva” conceptuais, nomeadamente, identidade, função e materialização, que convergem para o desenvolvimento de competências como: o entendimento dos contextos histórico, cultural e económico da moda; o estabelecimento de conexões entre a teoria e a prática do design de moda e a consolidação da visão pessoal do universo da moda através da criação de conceitos e da sua materialização em vestuário, acessórios, figurinos e styling;
MESTRADOS INTEGRADOS

O grau de mestre em Arquitetura atribuído pela FA pretende conferir aos alunos um conjunto de competências sobretudo de natureza projetual, que lhes permitam, ao longo do processo de ensino/aprendizagem, reconhecer, interrogar e experimentar, ideias, factos e conhecimentos arquitetónicos, de natureza complexa e integradora.
Neste processo, os alunos operam sobre criações humanas onde estão patentes formas de pensamento e de expressão, cientificas, humanísticas e artísticas, ligadas ao território, natural e artificial, que designamos como o espaço habitado pelo ser humano. Esta formação permite desenvolver conhecimentos aprofundados na área científica da arquitetura, do projeto e da prática profissional, podendo constituir a base de desenvolvimento de aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação.

O mestrado em Arquitetura com especialização em Interiores e Reabilitação do Edificado privilegia, redefine e qualifica novos territórios relacionados com a definição e requalificação de espaços preexistentes metamorfoseando-os e transfigurando-os através de novos entendimentos numa visão abrangente e múltipla de diversas áreas disciplinares, que potenciam a identidade de quem quer impor uma posição cultural que marca a diferença e o sucesso no mundo de hoje.
As unidades curriculares de Laboratório de Projeto desta especialização estipulam simulações de projeto em que existe a presença de pré-existências construídas, com a sua decorrente análise e validação, e a necessidade da contextualização e diálogo entre o novo e o que existe. Os docentes desta unidade curricular possuem um currículo profissional significativo de projeto, transmitindo aos discentes um conhecimento apoiado na experiência.

A especialização na área de Urbanismo completa a formação em Arquitetura numa vertente dirigida à abordagem, numa forma integrada e a diversas escalas, de problemas territoriais complexos, tendo por objeto o espaço urbano e o território, nas suas diversas componentes e enquadramentos: partes de cidade, cidades e aglomerados urbanos, áreas metropolitanas, paisagens e territórios de âmbito regional.
A formação oferecida visa capacitar o mestrando para a análise desse objeto, identificação de problemas, elaboração de soluções físico-funcionais e espaciais, balizadas pela viabilidade socioeconómica e de implementação, face aos instrumentos legais do Urbanismo em Portugal. Constituem temas relevantes de reflexão e aprendizagem questões relacionadas com o espaço coletivo, a reabilitação urbana e a estruturação de tecidos diversificados.
MESTRADOS

O curso de Mestrado em Design de Comunicação visa desenvolver e aprofundar a formação de profissionais aptos a desempenhar tarefas na área especializada do Design de Comunicação, nos domínios do projeto, do ensino, da investigação e da ação cultural, capaz de atender às necessidades profissionais atuais. Deverá conduzir à aquisição de conhecimentos e de capacidades analíticas, reflexivas e de problematização e crítica aprofundadas e especializadas, incentivando o pensamento produtivo, a deteção de oportunidades de design e o empreendedorismo.
Na constante procura de qualidade e de excelência, procura-se incentivar o Design de Interação, o Design de Serviços, numa visão de Design Global, Inclusivo e Socialmente Responsável.

O curso de Mestrado em Design de Produto visa a aquisição de conhecimentos e de capacidades analíticas, reflexivas, de problematização e crítica, “de banda larga”, num quadro de amplitude e de polivalência capaz de atender às necessidades atuais e expectáveis nos territórios profissionais desta área do conhecimento. Pretende desenvolver e aprofundar a formação de profissionais para o desempenho de tarefas na área de Design de Produto e serviços, em diversos domínios — Projeto, Ensino, Investigação Pura e Ação Cultural.
Na senda da inovação e da excelência, convocam-se os conceitos de design global e de design estratégico e reconhece-se a importância do branding que caracteriza, distingue e comunica produtos e serviços bem-sucedidos.

O curso de Mestrado em Design de Moda visa o desenvolvimento de uma visão pessoal do mundo da moda por intermédio da consolidação de conhecimentos e de capacidades projetuais, reflexivas, criativas e críticas num quadro de experimentação e versatilidade capaz de atender às necessidades atuais e expectáveis nos territórios profissionais do Design de Moda.
Pretende-se desenvolver e aprofundar, na continuação dos objetivos do 1º ciclo de estudos em Design de Moda, a formação de profissionais para o desempenho de tarefas em diversos domínios: projeto de design, criação de conceitos, forecasting, draping, estratégias de comunicação e visualização, incentivando o pensamento produtivo, a deteção de oportunidades de empreendedorismo.

O Mestrado em Design de Interação sucede da parceria entre duas Faculdades da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Arquitetura e a Belas Artes.
Reúne competências multidisciplinares, que correspondem às áreas do saber e da investigação desenvolvidas.
Este curso estuda as fronteiras entre as metodologias do design, o design centrado no utilizador e os novos desenvolvimentos tecnológicos. Relaciona o processo de design com a psicologia cognitiva e a realidade virtual.

A coordenação deste Mestrado é partilhada entre três Faculdades da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Arquitetura, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e o Instituto Superior Técnico. Este curso funciona rotativamente entre cada uma destas Faculdades.
O objetivo deste curso é dar resposta a uma procura efetiva por parte de técnicos no domínio do urbanismo, assim como fornecer formação na reflexão crítica e na prática do planeamento e da gestão do território.

O curso de Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas assenta em dois elementos primordiais do design de comunicação: a tipografia e a edição.
A coordenação deste Mestrado é partilhada entre duas Faculdades da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Arquitetura e a Belas Artes.
Este curso fornece conhecimentos teórico-práticos, com o objetivo de garantir o acesso abrangente a técnicas e tecnologias que estimulam o desenvolvimento de uma linguagem criativa nas relações entre a mensagem, o meio e a sua expressão.
DOUTORAMENTOS


1) morfologia e projeto urbano,
2) planeamento urbano e territorial,
3) ambiente e paisagem,
4) políticas urbanas.

O Doutoramento em Design surgiu em Portugal no seio da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. O atual Curso de Doutoramento resulta da adequação do grau ao processo de Bolonha e apresenta uma flexibilidade que permite aos alunos estruturarem o curso em conformidade com os seus próprios interesses de investigação. O Curso organiza-se a partir de várias linhas de investigação de natureza transdisciplinar. Dada a sua relação com o Centro de Investigação (CIAUD), estas linhas enquadram estudantes, investigadores e professores em projetos de investigação financiados, direcionados para as necessidades do mercado profissional e da sociedade atual.
ESTUDOS AVANÇADOS
