No âmbito do processo de alteração do modelo de avaliação e do calendário académico para o ano letivo 2022/23, consulta o parecer da AEFA sobre o mesmo.
No passado dia 25 de maio, a AEFA recebeu por parte do Conselho Pedagógico da FAUL, o “esboço do novo modelo de avaliação”, em conjunto com o “projeto de calendário académico”.
Nessa mesma comunicação, a AEFA foi informada que o documento em questão era ainda uma versão de “esboço” e, por essa razão, não deveria ser partilhado. Não obstante, foi solicitado à AEFA que desse o seu contributo. Cumprindo os seus deveres legais e estatutários, a AEFA respondeu à referida solicitação.
Este modelo, na forma em que nos foi feito chegar, previa que qualquer estudante pudesse escolher em qual “chamada” iria realizar exame, sem existir qualquer limitação e/ou restrição.
Permitia ainda, que o estudante pudesse fazer o exame em “primeira chamada” e depois em segunda, no caso de não ter aprovação na primeira.
Naturalmente, a AEFA elencou um conjunto de incompatibilidades entre este “novo modelo de avaliação” e o Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes (RAAE).
Nessa mesma resposta, além de apontar as respetivas incompatibilidades, sugeriu um conjunto de alterações necessários de forma a compatibilizar o pretendido com o Regulamento em vigor.
A estas considerações, a AEFA recebeu, como resposta, apenas um esclarecimento sobre um único ponto do RAAE, sendo informada, mais tarde, que todas as restantes alterações seriam posteriormente validadas aquando da respetiva revisão do RAAE.
Infelizmente, a AEFA não foi mais contactada no decorrer do processo de revisão do modelo de avaliação, nem tão pouco consultada aquando da revisão do RAAE, tendo recebido a nota informativa sobre o modelo de avaliação e o RAAE no passado dia 5 de julho, quando ambos foram apresentados à comunidade académica como estando aprovados e em vigor para o próximo ano letivo.
Atendendo a estes factos, a AEFA decidiu emitir um parecer sobre o modelo de avaliação e o calendário académico que agora se tenta implementar.
Consulta o Parecer AEFA sobre o Modelo de Avaliação
Consulta a nota Informativa sobre o modelo de avaliação e o calendário académico 22/23 do Conselho Pedagógico