Na sequência do Inquérito sobre as "Obras nos Edifícios 5 e 6", a AEFA apresenta os dados e a respetiva a análise dos mesmos.
Atendendo aos dados recolhidos no inquérito “Obras nos Edifícios 5 e 6”, foi possível verificar que a larga maioria da Comunidade Estudantil se encontra insatisfeita com as alterações executadas nos mesmos. Esta insatisfação fica ainda mais evidente quando analisados os dados dos estudantes que tiveram oportunidade de experienciar os dois ambientes.
O Inquérito “Obras nos Edifícios 5 e 6” contou com um total de 940 respostas, o que corresponde a 41,3% do número total de estudantes da Faculdade de Arquitetura.
Adicionalmente, verifica-se, de uma forma geral, que todos os espaços (intervencionados ou não) têm diversas lacunas no que diz respeito ao conforto para aulas e trabalho, nomeadamente o térmico, o acústico, a disposição e a disponibilidade de recursos logísticos, em particular a disponibilidade de tomadas e a cobertura de rede WiFi.
Parece-nos evidente que além de ser necessário repensar as intervenções efetuadas, estudando a reversão para o anterior modelo ou um novo desenho que vá de encontro às necessidades dos estudantes, é igualmente importante colmatar as lacunas estruturais que existem em todos os espaços.
A AEFA disponibiliza o presente relatório, esperando que este seja tido em conta em futuras intervenções, sensibilizando ainda, os Órgãos competentes, para que as obras efetuadas sejam devidamente repensadas.
Este documento será apresentado aos Órgãos de Gestão da FAUL, fazendo chegar a voz dos estudantes a quem de direito.
Consulta o Relatório completo aqui.